terça-feira, 29 de julho de 2014

Replanejamento (1ª parte)

“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente”. (Henfil)

 A proposta  inicial foi sensibilizar os professores para começarem o replanejamento escolar pensando no caminho já percorrido e as “sementes plantadas” e a importância de cuidar bem do que se foi plantado para colher bons frutos. Para isso foi exibido o vídeo "A maior flor do mundo" (José Saramago) e distribuído sementes de margarida para o(a)s professore(a)s.
No próximo momento foi apresentado um slide rememorando e refletindo sobre o que foi  encaminhado no Planejamento do início do ano.

 Em seguida houve uma apresentação das formas de acompanhamento dos Professores Coordenadores durante o 1º semestre. 
Formas de acompanhamento:  Plano de ensino, Diário de classe, Caderno do aluno (C.A), Conversa com alunos, Observação da aula,  Conselho de série/ano.

 Após ser apresentado algumas reflexões sobre o que é o currículo e a sua implementação na sala de aula, com base em algumas ideias dos teóricos IVOR GOODSON e AGLAÉ CECÍLIA T.P. ALVES, os professores foram provocados a compararem a ideia de currículo apresentado com a obra “Urinol” de Marcel Duchamp, o objetivo era entender o currículo como "líquido", em "movimento", em transformação, a ideia de que temos que mudar o currículo de lugar, fazer o "novo", ver o currículo como abertura e não grade.


 Na próxima atividade os professores receberam dois impressos contendo exemplos de aulas fictícias desenvolvidas na U.E., os exemplos possuíam observações baseadas nos acompanhamentos dos PCs no primeiro semestre. Considerando os seguintes instrumentos: Plano de ensino, Diário de classe, Caderno do aluno (C.A), Conversa com alunos, Observação da aula.
Após a análise em dupla, os professores foram orientados a responderem a seguinte questão:

 Ao final da primeira parte da formação foi exibido recortes de vídeo sobre as “Competências dos professores” de Nilson José Machado. 
Após a exibição do vídeo houve uma breve reflexão sobre as competências necessário dos professores em sala de aula e logo depois os Professores Coordenadores apresentaram os seguintes encaminhamentos para o acompanhamento do 2º semestre:
- Proposta de acompanhamento por  homologia de processo...

*ATPC:
- desenvolver competências do professor
- acompanhar e intervir na construção do plano de ensino

*PLANO DE ENSINO:
- bimestral ( Agosto e Setembro)
-elaboração em ATPC + ATPL para pesquisa

*PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- acompanhamento com intervenções pontuais e frequentes.



 Na parte da tarde...
Foi apresentado através de slides fotos das ações e projetos bem sucedidos no primeiro semestre.
- Após a apresentação das ações bem sucedidas os professores foram orientados a refletir sobre a diferença entre AÇÕES e PROJETOS.

Como ultima atividade do dia, os professores, o grêmio estudantil e equipe gestora, organizaram as ações e projetos para o 2º semestre, montando assim um CALENDÁRIO de ações.

 Para finalizar foi sorteado o livro "EDUCAÇÃO - Competência e qualidade"  do professor Nilson José Machado e a ganhadora foi a professora Carolina Murad.


 Equipe Gestora
E.E. Prof. Geraldo Justiniano de Rezende Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário