Material de apoio para as aulas dos 9º anos:
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE DE PESQUISA – 4º BIMESTRE
Componente Curricular: Ciências
|
Prof.ª:
Luciane
|
Tema:
Patologias do sistema esquelético e muscular
|
Competências e habilidades: pesquisar em diferentes fontes de
informação, responder
perguntas de maneira objetiva.
|
Data para entrega da pesquisa escrita: 11/11/14
|
Avaliação oral: 18/11/14
|
Conteúdo:
- Escoliose, lordose, cifose, artrite,
osteoporose, tendinite, lesão por esforço repetitivo (LER) e distensão
muscular.
Desenvolvimento do conteúdo:
-
Cada grupo deverá pesquisar um dos temas listados no conteúdo abordando as
seguintes informações: quais os sintomas da patologia pesquisada, como se
adquire, como se previne a doença e qual (quais) o tratamento (s)
Orientações gerais:
-
A distribuição dos conteúdos entre os grupos será feita pela professora;
-
Cada grupo deverá entregar a pesquisa escrita, nas configurações orientadas no
tópico: Organização do trabalho, na data agendada.
-
A avaliação obedecerá os critérios pré-estabelecidos nesta orientação e
constará da pesquisa escrita + avaliação oral, esta última individual.
- A pesquisa escrita pode ser entregue
encadernada ou apenas com as folhas devidamente grampeadas.
Organização do trabalho:
|
Formatação:
a) Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho
12, letra maiúscula apenas para títulos
b) Alinhamento do texto:
Justificado
c) Papel: sulfite branco ou
reciclado, A4
d) Margem: superior e
esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm.
e) Espaçamento entre
linhas: 1,5
f) Parágrafo(recuo):
|
Estrutura:
Capa Contra capa Introdução
Nome da escola
Título do trabalho (Tema)
Mês
Ano
|
Nome da escola
Título do trabalho (Tema)
Nome dos alunos / Nº. / Série
Nome da professora
Componente curricular: Ciências
Mês
Ano
|
Neste tópico deverá ser feito uma introdução do
assunto, ou seja, uma breve apresentação dos conteúdos que serão discutidos,
por exemplo a importância do tema para a saúde do indivíduo, as consequências
do desenvolvimento dessas patologias, etc. Em linhas gerais, apresentar uma
justificativa para o estudo do tema.
|
Desenvolvimento
do conteúdo
|
Conclusão
|
Referências
|
Aqui deverão ser apresentadas as informações
mencionadas no desenvolvimento do conteúdo.
|
O grupo deverá discutir sobre o conteúdo pesquisado
e com base nesta discussão, ou seja, com palavras próprias, deduzir / inferir
considerações sobre o tema estudado.
Inferir = deduzir pelo
raciocínio.
Deduzir = inferir,
concluir.
|
Descrever as fontes utilizadas para a pesquisa,
conforme padrão abaixo:
Para livros:
SOBRENOME,
PRENOME abreviado. Título:
subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data
de publicação da obra, n.º de páginas ou volume.
Exemplo:
AZEVEDO,
M.A; GUERRA, V.N.A. Ciências:
matéria e energia. 4ª edição. São Paulo: Ática, 2010.
Para sites:
Exemplo:
INFOESCOLA.
O átomo. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/atomo/. Acesso em
20 de maio. 2013.
|
Critérios de avaliação:
*Pesquisa
escrita (avaliação do grupo): será
avaliada de acordo com os componentes solicitados nesta orientação cabendo a
cada critério a seguinte pontuação:
Critérios
avaliados
|
Nota
Máxima
|
Introdução
|
1,0
|
Conteúdo
|
2,0
|
Conclusão
|
1,5
|
Referências bibliográficas
|
0,5
|
Formatação (fonte, alinhamento, parágrafo, etc.)
|
0,5
|
Gramática (ortografia, concordância, etc.)
|
0,5
|
Nota
final:
|
6,0
|
*Avaliação
oral (individual): neste item serão realizadas perguntas pertinentes à pesquisa
escrita, uma para cada integrante do grupo, cabendo o seguinte critério de
avaliação:
-
respostas claras e objetivas que demonstrem entendimento sobre os conteúdos
pesquisados e utilização de recursos imagéticos (imagens) na construção da
resposta (quando cabível). A nota máxima nesta avaliação será de 4,0.
Sugestões de sites para pesquisa:
lembrando que são apenas sugestões, mas dê preferência para fontes confiáveis
de pesquisa como sites de universidades, órgão governamentais, etc.
Ministério
da Saúde do governo Federal
Universidades: Unesp, Usp, Unicamp, etc.
Sociedade
Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Canal
Ciência, Ciência Hoje (UOL)
Educar
(USP)
Dr.
Drauzio Varela
Revistas e Livros:
Super
Interessante (série O Corpo Humano) - revista
Livros
didáticos de Ciências (8º anos)
Material de apoio para as aulas dos 9º anos:
Feira da Alimentação Saudável
Semana passada a professora Luciane juntamente com os alunos do 8°ano A e 8° ano B organizaram e apresentaram para as salas do período da tarde uma feira de alimentos saudáveis com dicas de uma alimentação melhor, destaque de algumas doenças e como preveni-las e degustação de frutas, grãos, tortas, bolos, sucos, etc. com suas devidas explicações sobre suas vitaminas.Alunos, professores, gestores e funcionários provaram receitas que acabam não fazendo parte do cotidiano da maioria, mostrando que a feira serviu de incentivo para que todos começassem a pensar sobre a possibilidade de um cardápio mais variado e uma alimentação mais saudável.
Confira nas fotos como foram os dois dias de feira.
"O legal foi que vários alunos perceberam que dá pra comer beterraba, por exemplo, sem fazer cara feia"
Professora Luciane
Aula de Ciências
9ºs anos A,B,C
ÁTOMOS
Profª Luciane
Nenhum comentário:
Postar um comentário