terça-feira, 28 de outubro de 2014

Alunos do Justi vão ao teatro...

Alunos de escolas públicas se emocionam em apresentação exclusiva do musical ‘O Homem de La Mancha’

Fernanda Barreira, Agência Indusnet Fiesp
Centenas de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo tiveram o privilégio de assistir a uma sessão exclusiva e gratuita do espetáculo musical “O Homem de La Mancha”, na tarde desta quinta-feira (25/09), no Teatro do Sesi-SP.

Aplausos de pé, assovios e até lágrimas marcaram a apresentação, que, para muitos dos jovens, foi uma experiência inédita. É o caso do estudante Álvaro Coelho Jesus, de 13 anos, que nunca tinha assistido a um musical. “A iniciativa é interessante porque ajuda a gente a entender como é o teatro. Eu já conhecia a história de Dom Quixote, mas gostei muito da adaptação.”
Alunos Homem de La ManchaAlunos Álvaro Coelho Jesus (atrás) e Vinícius Kenji (frente) e a professora Solange Moreira (centro) após o espetáculo. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O musical, com versão e direção de Miguel Falabella, conta a história de um homem que, ao ser internado em um hospício, diz ser Miguel de Cervantes.

Abordado pelo “Governador”, homem que comanda os internos, Cervantes tem seus pertences roubados, inclusive um de seus manuscritos. Para reaver o objeto, Cervantes se defende convidando os internos a encenarem uma peça, em que ele assume o papel de Dom Quixote de La Mancha.

Ao final do espetáculo, alguns alunos tiveram a oportunidade de conversar com parte do elenco, inclusive com o protagonista, Cleto Baccic, que falou sobre a emoção de levar cultura para crianças e adolescentes, especialmente aquelas que não possuem muitas oportunidades. “Ver a alegria de vocês em presenciar algo novo é indescritível. Isso nos motiva de forma única”, disse o ator.
Atores conversam com alunosAtores Frederico Reuter, Jorge Maya, Cleto Baccic e Ivan Parente (da esquerda para a direita) conversam com os alunos. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


Essa iniciativa também foi destacada positivamente pela professora de artes Solange Moreira da escola estadual Justiniano Rezende Silva, no município de Suzano (SP). “A experiência de poder trazer os alunos para vivenciar o que é um teatro profissional é ótima. Isso vai ajudar muito nas aulas, nas discussões, nos jogos teatrais. O que eu acho muito importante também é a aproximação deles com a arte. Viver esses momentos culturais, porque onde a gente mora não tem muito incentivo. Que bom que a gente pode vivenciar isso graças ao Sesi-SP.”

Vinícius Kenji, de 13 anos, comemorou seu aniversário ao lado dos seus colegas assistindo ao musical e garantiu que não poderia haver melhor presente. “A peça foi muito boa. Dom Quixote é um herói louco, mas com muito carisma e cativa a plateia. Até me emocionei durante o musical. Foi ótimo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário