Ciências

Material de apoio para as aulas dos 9º anos:

















ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE DE PESQUISA – 4º BIMESTRE

Componente Curricular: Ciências
Prof.ª: Luciane
Tema: Patologias do sistema esquelético e muscular
Competências e habilidades: pesquisar em diferentes fontes de
informação, responder perguntas de maneira objetiva.
Data para entrega da pesquisa escrita: 11/11/14
Avaliação oral: 18/11/14


Conteúdo:
 - Escoliose, lordose, cifose, artrite, osteoporose, tendinite, lesão por esforço repetitivo (LER) e distensão muscular.

Desenvolvimento do conteúdo:
- Cada grupo deverá pesquisar um dos temas listados no conteúdo abordando as seguintes informações: quais os sintomas da patologia pesquisada, como se adquire, como se previne a doença e qual (quais) o tratamento (s)

Orientações gerais:
- A distribuição dos conteúdos entre os grupos será feita pela professora;
- Cada grupo deverá entregar a pesquisa escrita, nas configurações orientadas no tópico: Organização do trabalho, na data agendada.
- A avaliação obedecerá os critérios pré-estabelecidos nesta orientação e constará da pesquisa escrita + avaliação oral, esta última individual.
 - A pesquisa escrita pode ser entregue encadernada ou apenas com as folhas devidamente grampeadas.

Organização do trabalho:

  1. Capa
  2. Contra capa
  3. Introdução
  4. Desenvolvimento do conteúdo
  5. Conclusão
  6. Referências (não utilizar fontes como wikipedia, yahoo,e outras do mesmo gênero)
Formatação:

 a) Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, letra maiúscula apenas para títulos
b) Alinhamento do texto: Justificado
c) Papel: sulfite branco ou reciclado, A4
d) Margem: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm.
e) Espaçamento entre linhas: 1,5
f) Parágrafo(recuo): 1 cm


Estrutura:
                         Capa                                                          Contra capa                                                               Introdução
Nome da escola




Título do trabalho (Tema)








Mês
Ano
Nome da escola




Título do trabalho (Tema)


Nome dos alunos / Nº. / Série

Nome da professora
Componente curricular: Ciências


Mês
Ano





Neste tópico deverá ser feito uma introdução do assunto, ou seja, uma breve apresentação dos conteúdos que serão discutidos, por exemplo a importância do tema para a saúde do indivíduo, as consequências do desenvolvimento dessas patologias, etc. Em linhas gerais, apresentar uma justificativa para o estudo do tema.
Desenvolvimento do conteúdo
Conclusão
Referências



Aqui deverão ser apresentadas as informações mencionadas no desenvolvimento do conteúdo.








O grupo deverá discutir sobre o conteúdo pesquisado e com base nesta discussão, ou seja, com palavras próprias, deduzir / inferir considerações sobre o tema estudado.

Inferir = deduzir pelo raciocínio.
Deduzir = inferir, concluir.
Descrever as fontes utilizadas para a pesquisa, conforme padrão abaixo:
Para livros:
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra, n.º de páginas ou volume.
Exemplo:
AZEVEDO, M.A; GUERRA, V.N.A. Ciências: matéria e energia. 4ª edição. São Paulo: Ática, 2010.



Para sites:
Exemplo:
INFOESCOLA. O átomo. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/atomo/. Acesso em 20 de maio. 2013.


Critérios de avaliação:
*Pesquisa escrita (avaliação do grupo):  será avaliada de acordo com os componentes solicitados nesta orientação cabendo a cada critério a seguinte pontuação:
Critérios avaliados
Nota Máxima
Introdução
1,0
Conteúdo
2,0
Conclusão
1,5
Referências bibliográficas
0,5
Formatação (fonte, alinhamento, parágrafo, etc.)
0,5
Gramática (ortografia, concordância, etc.)
0,5
Nota final:
6,0








*Avaliação oral (individual): neste item serão realizadas perguntas pertinentes à pesquisa escrita, uma para cada integrante do grupo, cabendo o seguinte critério de avaliação:
- respostas claras e objetivas que demonstrem entendimento sobre os conteúdos pesquisados e utilização de recursos imagéticos (imagens) na construção da resposta (quando cabível). A nota máxima nesta avaliação será de 4,0.


Sugestões de sites para pesquisa: lembrando que são apenas sugestões, mas dê preferência para fontes confiáveis de pesquisa como sites de universidades, órgão governamentais, etc.

Ministério da Saúde do governo Federal
Universidades:  Unesp, Usp, Unicamp, etc.
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Canal Ciência, Ciência Hoje (UOL)
Educar (USP)
Dr. Drauzio Varela

Revistas e Livros:
Super Interessante (série O Corpo Humano) - revista
Livros didáticos de Ciências (8º anos)



Material de apoio para as aulas dos 9º anos:





































Feira da Alimentação Saudável

Semana passada a professora Luciane juntamente com os alunos do 8°ano A e 8° ano B organizaram e apresentaram para as salas do período da tarde uma feira de alimentos saudáveis com dicas de uma alimentação melhor, destaque de algumas doenças e como preveni-las e degustação de frutas, grãos, tortas, bolos, sucos, etc. com suas devidas explicações sobre suas vitaminas.
Alunos, professores, gestores e funcionários provaram receitas que acabam não fazendo parte do cotidiano da maioria, mostrando que a feira serviu de incentivo para que todos começassem a pensar sobre a possibilidade de um cardápio mais variado e uma alimentação mais saudável. 
Confira nas fotos como foram os dois dias de feira.

"O legal foi que vários alunos perceberam que dá pra comer beterraba, por exemplo, sem fazer cara feia"
                                                                                                                                Professora Luciane






















Aula de Ciências
9ºs anos A,B,C
ÁTOMOS











Profª Luciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário